27 janeiro 2013

Marcílio Moraes fala sobre a importância do autor-roteirista no audiovisual


Marcílio Moraes, nascido em 1944, estudou letras na Faculdade Nacional de Filosofia, mas formou-se mesmo em contestação política, no final dos anos 60. Teve inúmeras profissões: professor, tradutor, jornalista, crítico de teatro, publicitário, revisor, dicionarista etc.

Publicou seu primeiro conto em 1969, na revista Cadernos Brasileiros. No início da década de 70, escreveu, sob pseudônimo, livros de bangue-bangue vendidos em banca de jornal. Em 1974 começou a escrever para teatro, onde produziu: "O ator cara de bolacha" (1974), "A vaca metafísica" (1975), "Correntes" (1976), "Sonata sem dó" (1977) e Aracelli (1979). Ganhou prêmios do Serviço Nacional de Teatro e prêmio de revelação de Autor da APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte.

A partir da década de 80, passou a escrever para a televisão, onde começou como pupilo de dois grandes autores: Dias Gomes e Lauro César Muniz. Teve uma longa carreira na TV Globo, como colaborador, co-autor e autor de seis telenovelas e três minisséries. Mudou para a Record em 2005, onde escreveu três novelas, dois seriados e promete muito mais pela frente.

Ajudou a fundar a AR (Associação dos Roteiristas) em 2000, e foi presidente da instituição durante anos. Atualmente, integra sua Comissão de Direitos Autorais.

Na entrevista realizada pela "Sonhar TV", Marcílio conta sua trajetória como dramaturgo e como, por necessidade, veio a trabalhar na televisão. Fala sobre o aprendizado com Dias Gomes e a parceria com outros autores.

Relata, também, sua experiência de escrever telenovela e séries para a TV - a importância de uma dramaturgia concisa e de inovação, a questão da audiência, a interferência na trama, entre outros temas fundamentais para todo roteirista.


Marcílio ainda teoriza sobre diversos assuntos ligados a televisão: audiência, modos de produção, hegemonia, inovação. Defende a importância do autor/roteirista na mudança do analógico para o digital, principalmente na criação de histórias que interessem e atraiam grandes audiências.


Ao final, trazemos para os leitores do blog do GRTV, também, entrevista realizada para a AR (Associação dos Roteiristas), intitulada "Com a palavra", produzida e dirigida por Jaqueline Vargas, em que Marcílio defende a FUNDAMENTAL importância do autor/roteirista na intrincada engrenagem do mercado audiovisual.

Confira!

Entrevista completa - Sonhar TV

Marcilio Moraes - Formação como Autor de Telenovelas
Trecho da entrevista em que Marcílio pondera sobre a escrita para a televisão.
Explica como aprendeu a lidar com a duração e os "truques" da dramaturgia específica da novela.

Com a palavra - Marcílio Moraes

O autor roteirista Marcílio Moraes fala da profissão, do audiovisual, 
das leis de incentivo e do papel fundamental que o roteiro tem
 na TV e no cinema. Imperdível. www.ar.art.br 


Mais informações: www.marciliomoraes.com.br
Marcílio Moraes - Wikipedia
Site da Associação dos Roteiristas
Entrevista com Marcílio Moraes no blog "Eu prefiro melão", de Vítor  de Oliveira

Nenhum comentário: